Tempo de leitura: 1 minuto
O Auxílio doença é um dos benefícios mais importantes para o empreendedor, pois ninguém escapa durante a vida, de ter que paralisar suas atividades por alguma doença.
No caso do MEI e do autônomo, isso é muito relevante, pois uma vez parado por doença, o empreendedor perde seus proventos, pois ele muitas vezes depende exclusivamente de si próprio para trabalhar. Sem trabalho = sem renda.
O pagamento regular do DAS, permite em caso de doença, que o empreendedor possa receber contribuições pagas pelo INSS, sobre um salário mínimo. Importante: é necessário ter ao menos os últimos 12 meses com pagamento em dia, para poder requerer o benefício.
Você tem direito, à partir do primeiro dia que estiver doente e precisa solicitar diretamente ao INSS, uma perícia médica para avaliar o tempo necessário para se recuperar, e portanto o tempo que o INSS pagará o benefício.
Se você é MEI e está doente, deve entrar em contato com o INSS por telefone (135), ou entrar no site da Previdência Social para solicitar um agendamento.
Além do auxílio doença, existem outros benefícios para o MEI:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por invalidez
- Salário maternidade
- Auxílio reclusão
- Pensão por morte
Além dos benefícios citados acima, tem vantagens importantes para quem quer abrir um negócio e se tornar MEI, comparado a se manter como autônomo.
Vantagens do MEI:
1-Emitir nota fiscal até R$81.000,00 por ano sem tributação sobre o faturamento
2-Você paga apenas uma taxa de aproximadamente R$55,90 por mês (comércio e serviço) e com isso tem direito a aposentadoria por 01 salário mínimo.
3-Não é necessário ter um contador para manter a MEI aberta, basta fazer uma declaração anual e o imposto de renda de pessoa jurídica
4-Crédito mais barato, emitir NFE para empresas, fazer parceria com fornecedores e distribuidores que exigem o CNPJ, plano de saúde e por aí vai…
Achou interessante abrir uma MEI, veja os passos como abrir, clique aqui