COMO FAZER A INSCRIÇÃO MUNICIPAL DA SUA MEI

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Veja como fazer a inscrição municipal MEI na prefeitura

Cada prefeitura no Brasil tem um padrão diferente para atendimento de MEIs.

Em Santos/SP, cidade do GMEI, existe um local chamado de “sala do empreendedor”.

tirar inscricao municipal MEI
imagem da sala do empreendedor em Santos

Você vai precisar se dirigir à prefeitura, porém já leve o CCMEI ( Certificado da Condição do Microempreendedor Individual ) aberto no site do portal do empreendedor e seus documentos pessoais e um comprovante de endereço igual ao local onde o CNPJ foi aberto.

Cada prefeitura pede seus formulários de forma diferente, pois além dos documentos que são necessários, você terá que preencher formulários criados pelo órgão municipal.

Quando for um negócios que envolvem alimentação ou de alto risco como produtos químicos, haverá outras liberações importantes, como vigilância sanitária e laudo técnico do bombeiro.

Uma vez dado entrada na prefeitura, se for um negócio de baixo risco, as prefeituras em geral, costumam liberar a inscrição municipal em até 07 dias.

Se inscrever no GINFES e começar a emitir nota fiscal eletrônica (nfe)

Junto com a inscrição municipal, a prefeitura vai te dar uma senha para o portal GINFES.

Em posse dessa senha, você consegue se cadastrar no portal GINFES.

O portal GINFES é um portal público gratuito, onde você vai conseguir emitir suas notas fiscais eletrônicas, diretamente pelo portal.

As prefeituras que fizeram convênio, possuem um sub-domínio do portal GINFES. Como neste exemplo:

http://ribeiraopreto.ginfes.com.br

http://santos.ginfes.com.br/

Você vai se logar como prestador:

inscricao municipal
imagem tirada do site do ginfes

Basta entrar com a senha fornecida pela prefeitura:

inscricao municipal MEI
imagem tirada do site do ginfes

A partir daí, você já pode operar com sua MEI e vai conseguir emitir notas do serviço prestado.

Veja o exemplo abaixo de uma nota fiscal eletrônica, emitida pelo portal GINFES:

Nota Fiscal Eletrônica
Nota Fiscal Eletrônica

Observação importante: Caso sua MEI venha a ser inativa, é importante você atualizar essas informações junto a sua prefeitura municipal, evitando qualquer tipo de problema futuro. Não basta apenas desativar o MEI no site do empreendedor.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO MUNICIPAL DA SUA MEI
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6 Comentários


  1. Boa tarde! Fui fazer minha inscrição para receber o beneficio do Mei e pra minha surpresa, não tenho direito. Por ser leiga no assunto achava que a inscrição na prefeitura fosse automática. Enfim, é necessário comparecer a prefeitura. Devido a situação atual a mesma está fechada. Como devo proceder? Aguardo retorno. Att, Patrícia Martins.

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    1. Pois é, Muitas pessoas não sabem ou não se atentam a esse detalhe! Cada Prefeitura tem o modelo próprio de atendimento! Abç. Equipe GMEI

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  2. Tenho meu DESDE 2018 ,mas não cadastrei na prefeitura,essa meu é válida?

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    1. Ela é valida! O cadastro na Prefeitura é importante e imprescindível para emissão de nota fiscal eletrônica. Obrigada. Equipe GMEI.

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  3. Sou MEI e trabalho com condução escolar, e não emito nota para os meus clientes, nesse caso preciso da Inscrição Municipal ?

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    1. Sim! Independente de emitir nota fiscal ou não, para exercer sua atividade profissional, a Prefeitura precisa reconhecer o seu registro, sob pena da Fiscalização barrar a sua Atividade. Obrigada. Equipe GMEI

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